terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Não Pode Faltar - Parte 2

Finalmente vou dar continuação ao post “Não Pode Faltar”. Demorei muito, né? Mas tem um bom motivo, e Juro que não foi o Big Brother. Estava sem internet. E sem TV também. Hahahahaha. Coisas da NET... (Serviços o Brasil. É bom não precisar deles).
Bom, Eu me lembro, vagamente, ter dito que eram 10 itens, pois é pensando bem acabei passando um pouquinho, mas é melhor pecar pelo excesso.
Vamos lá:  
1-      Roupa de Banho. Parece até besteira, mas já pensou no que você faria se fosse pra uma viagem sem ela? Aí você pensa: ”Eu compro uma lá!” WooW! Que gênio! Como não pensei isso antes! (Sarcasmo...). É claro que você pode comprar, mas não é em todo lugar que temos uma boutique para vossa senhoria.
Há sempre a possibilidade de sacrificar uma bermuda de pano e tal. Ela vai ficar molhada, mas depois eu guardo num saco... hahahah Mofo! (Você vai esquecer ela lá hahahah).
Mais vale dar um Double Check!

2-      Filtro solar. Todos já usamos o filtro na praia e devo confessar: acho um saco ter que passar, mas se você vai ficar por um tempo no sol, e bastam 15 minutos, não tem jeito. É melhor usa-lo.
A incidência dos raios UV segue uma escala que vai de 1 a 14 e, incrivelmente, houve um aumento do registro desse numero 14. Inclusive no Brasil. Uuuhhhhh agora, não dê mole e siga o conselho do Baz Luhrmann e do Pedro bial.

3-      Kit de Remédios. Desse não preciso nem falar. Todo mundo leva pelo menos unzinho.
Eu Tenho minha lista que está sempre na bagagem. Escolha conforme sua preferência.
Segue a Base: Analgésicos e antitérmicos (Paracetamol, Tylenol, Dipirona, Neosaldina e mais “ols” e “inas”...); Antigripais (Coristina, Benegripe, Trimedal...); Anti-inflamatório; Seus remédios de uso pessoal frequente (anticoncepcionais ou antialérgicos...); esparadrapo ou Band-Aid. Quem quiser pode botar um Dramin e tal. (Tenho um serio problema com Dramin. Não sei o que acontece, mas “I see dead people”. Brincadeira, mas eu realmente fico louco. Tudo roda. hehehhee).

4-      Sacos Plásticos. Levar um Ziploc é mais do que necessário quando se vai mudar de altitude (Não é legal ter coisas estourando dentro da sua mala) ou mesmo pra levar aquele filtro solar com a tampa meio capenga. Embalar roupas também não é má ideia quando se vai pra um lugar que chove muito (Dependendo da mochila...). E, como poderia me esquece, aquele lanche.

5-      Canetaáááá! Aquela que vale ouro quando se tem que preencher formulários. Sempre levo duas. Vai que... Mas falando serio, vai adiantar a sua vida já que guichês só têm uma, no máximo duas pra emprestar. E também é útil pra fazer um controle de gastos e diários de bordo.

Se você leu até aqui vai ganhar um bônus!! 



6-      Lanterna. É um saco acordar no meio da noite com um Mané acendendo a luz no quarto do albergue. Como também não quero ser o Mané, sempre tenho uma lanterna de acesso fácil na mochila.
Para o caso de um acampamento eu nem preciso explicar né?!? Use a cuca.

7-      Baralho. Distração. Só isso. Faz o tempo passar mais rápido numa viagem de trem ou ônibus ou junta a galera nos albergues da vida.

8-      Silver Tape. Pra você que comprou uma mochila safada... A que deu pra comprar... É bom abrir o bolso e levar um Silver Tape hehehhehe. Serve também para consertar barracas, toldos, guarda-chuvas, pneus, corações, amordaçar um chato... (O chato no caso sou eu né? Eu cismo com essas piadas...) É igual à Super Bonder, que até cola gente no teto..., serve pra quase tudo.


Obrigado por ler até aqui.
Gostou? Comente! sua opinião é muito importante.
Agora vou fazer uma boa pausa, afinal, a próxima viagem tá aí. As Próximas... hehehe.

Até!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Não Pode Faltar - Parte 1

Hoje eu estava analisando o quê escrever... Pensei, Pensei e resolvi falar daquelas coisas que se pode levar em qualquer tipo de viagem, afinal, a boa mochilada passa de uma montanha nevada a uma praia ensolarada com uma velocidade incrível.
Vou escrever em duas partes, 5 itens por vez.
Essa minha lista está sem ordem, fui lembrando... E acabou aleatória, como, normalmente, minha cabeça funciona mesmo. Hehehehe


1-  Encabeçando a lista, um bom tênis.
Prefiro o tênis à bota. Com ele me sinto mais livre, pois ele tem um uso mais variado. A bota é mais especifica para certos tipos de viagem.
Eu considero o Salomon XA Pro 3D Ultra com Gore-tex (Tecido que cria uma membrana impermeável e, ao mesmo tempo, respirável) o melhor tênis que já usei. Desde que comprei um, na Europa, não quero outro, tanto que comprei um segundo há alguns meses atrás. 
Além de bom é bonito e pode ser usado com um jeans sem atrapalhar o visual. Já não se pode dizer o mesmo daquela bota de 15 anos de idade que você pegou emprestada com seu tio.
Faço graça, mas respeito muito uma bota quando se está indo para uma trilha com muitas pedras soltas, pois protege bastante os tornozelos ou para um lugar de neve.
O melhor preço no mercado brasileiro é no http://www.orientista.com.br/


2-   Toalhas Superabsorventes. Essas te safam um bocado quando o albergue quer te cobrar 3 euros a mais só por uma toalhinha. Isso são uns 7 Reais!!! As toalhas mágicas (Sério, a minha se chama toalha mágica) ocupam muito menos espaço e pesam absurdamente menos. O ponto negativo é o cheiro, mas depois de alguns dias de viagem, sua toalha de algodão egípcio úmida não vai estar melhor. A minha, incrivelmente, cheirava a camarão frito. Bizarro! 


3-   Canivete. O melhor presente do mundo quando se tem 8 anos! Uma faca, serrote, Tesoura...!! Aahhhh! Me sentia um adulto...
Fora as brincadeiras e meu saudosismo, um canivete pode salvar vidas.
Há alguns anos atrás um alpinista chamado Aron Ralston ficou preso em um canyon de Utah e acabou tendo que cortar o próprio braço para sobreviver usando seu canivete. Isso pode lhe ser familiar e parecer um filme. E é. Provavelmente você viu, assim como Danny Boyle e James Franco, o filme 127 Horas. (Graça!). (Adoro cinema e sempre que puder farei menção a um filme).
Bom, um Victorinox é sempre uma boa pedida e o Hercules é perfeito para sua trip. É o que eu tenho, ou tinha até ser furtado na caraça pelo meu próprio pai.

 Com 18 funções ele é um James Bond dos canivetes. Tem até trava pra faca.

4-   Havaianas ou uma sandália qualquer.
Para àquela hora de descanso dos pés... Como é bom botar uma Havaiana depois de um dia inteiro de caminhadas... Ou quando você parte para uma praiana, laguna ou o que o valha. Só dá o devido valor quem já esqueceu. hehehe

5-   Money Belt, mais conhecida como pochetinha para guardar dinheiro/documentos escondida na barriga (Juro que essa é a ultima piada desse post).
Ela te dá segurança porque dificilmente alguém vai chegar tão perto a ponto de rouba-la. Só se você deixar, claro. Deve ser sempre, eu disse sempre carregada. Até na hora do banho, momento no qual se perde um pouco o foco na segurança e, certamente por isso, a que gera maior facilidade para um furto.
Lembre-se, a Money belt dá segurança porque não sabem que ela existe. Guarde uma quantia no bolso ou carteira e não dê mole de ficar pegando dinheiro na pochete em... Ô!

Primeira parte feita, me despeço lembrando que uma lista do que levar é sempre útil. Evita muitas dores de cabeça.
Qualquer dia eu posto uma pré-pronta.

Até!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Mochila = Dúvida

Falemos daquele objeto que se destaca e dá nome ao mochileiro, a mochila.

Existem diversos tipos, cores, tamanhos, qualidades, mas a escolha é maior que isso.
A mochila a ser escolhida deve respeitar certos aspectos, já que ela vai ser sua melhor amiga pelo tempo que durar a viagem. E uma má escolha vai acarretar numa bela dor de cabeça. Ou coluna, melhor dizendo.
Busque saber o tipo de mochila que se adeque a sua viagem. Não seu usa uma cargueira de 90 litros para passar um final de semana na casa da sua avó. OK, exemplo estúpido, mas deu pra entender, não? Eu, particularmente, gosto de tamanhos médios, por volta dos 60 Litros. Cabe o suficiente pra ficar um bom tempo fora. E tenha sempre em mente: tudo o que você botar nela, é você que vai ter que carregar.
As atividades que fará na viagem também vão pesar muito (sem duplos sentidos), uma mochila de montanhismo é diferente de uma pra caminhada que, por sua vez, tem função diferente daquelas de viagem. Mas, como um bom mochileiro transita por todas essas atividades, eu aconselho a compra de uma Multipurpose.
Ergonomia. Esse fator não é somente para te apontar o jeito que se deve sentar, no seu trabalho. Ele é que vai dizer se a mochila e seu corpo se adaptam um ao outro. E já tem até mochilas feitas para o corpo feminino! 
As regulagens: dorsal, a barrigueira, as alças e as outras 500 milhões (de algumas marcas) dão firmeza e distribuem o peso, encaixando a mochila nas suas costas e evitando a foça desnecessária. O que ajuda muito se você vai andar por alguns quilômetros. A armação é outra coisa que transforma uma mochilinha de escola em uma Mochila com M maiúsculo. Heheheh Qualquer uma que se quer passar por uma cargueira tem.
Fitas de compressão laterais funcionam muito bem para diminuir o volume e mudar o centro de gravidade, mas os exageros (novamente de algumas marcas ou modelos mais esportivos) podem causar acidentes, prendendo-se nos piores lugares possíveis. Da mesma forma que os bolsos que podem derrubar aquele item mais caro daquela lojinha suíça... Te deixando sem dinheiro pra comer... (Exagero!! Sempre faço isso hhehehehe).
CAPA DE CHUVA!!!! Esse é um item de suma importância. Chuvas podem estragar um passeio, mas estragar um passeio e ainda ficar com as roupas todas molhadas é duplamente uma Merda.
Por ultimo, mas não menos importante, a qualidade da mochila é essencial já que, uma rasgada não vai carregar nada.
Com base nisso, você pode partir para o fator que é o maior limitador para o mochileiro brasileiro. O PREÇO!!! Uma mochila Top de linha pode custar até 1.000 Reais! É isso aí. Eu sei o que você está pensando: “hahaha ele ta achando que eu vou gastar 1.000 Reais numa mochila..!?!?!”. Certo que foi isso né?  Mas eu também não curto essa ideia. Se puder Compre no exterior (e isso vale para muitos, quase todos os equipamentos de viagem). Se não, junte um pouco mais por que você certamente vai usa-la de novo. E quando eu digo isso eu tenho certeza. Uma vez mochileiro, mochileiro para sempre.
Ou seja, Você vai quebrar a cabeça para achar o melhor custo beneficio!

Eu mesmo estou em busca de uma nova mochila nesse momento. Talvez uma deuter mesmo.











O sonho de consumo do viajante quebrado hehhehe (e dos não quebrados também!). Isso tudo porque cai na asneira de comprar uma mochila mais-ou-menos. Uma náutica! É isso ai. Tava barata na época... Já tinha viajado com uma de 20 anos de idade emprestada... Pra que? Ela ficava torta nas minhas costas e me arrebentou. Qualquer paradinha tinha que apoia-la numa mesa ou parede heheheh.  Mas já aprendi a lição e agora estou testando todas as possíveis candidatas. Experimentando e experimentando. Não posso te falar pra comprar essa ou aquela, mas, se possível, dê uma olhada nas marcas gringas, as brazucas tem deixado muito a desejar.




Uma grata surpresa foi a Curtlo, se destacando em meio às nacionais. Boa estrutura e ficou bem nas costas.


Agora é contigo, corra atrás e não vá direto naquela bonitinha. A qualidade e a tecnologia vão facilitar muito a sua vida e dificilmente vão te deixar com as roupas em sacos plásticos hehehehhe.



Bom, acho que é isso. Se me esqueci de alguma coisa vou completando com o tempo... Vamos agora em busca da mochila perfeita. Hehehhe ou... da melhor possível dentro dos limitadores (Money Money Money Money Moneeeey!). Boa noite e boa sorte.

Até!
Marcas mais comuns por aqui. (Nem todas muito boas!)


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Não deu pra esperar. Não sei nem o porquê, já que não tem ninguém lendo. Ainda. Espero. Que. ainda... É... Vamos lá.

O Planejamento. (e o frio na barriga começa...)
Decidido o local ou os locais destinos, dá-se inicio a busca por informações. Pesquise tudo o que puder sobre o lugar, desde as atrações turísticas a Costumes, língua, Capital, População, Fuso horário, Etnias, Moeda (Cotação), todas aquelas coisas que um Atlas tem. Chafurde em blogs (Não acreditem cegamente no que você leu. A informação não é 100% confiável. Isso é muito importante.), Wikipedia, Discovery Channel, pegue com amigos e etc. Eu, particularmente, me amarro no mochileiros.com, tem tudo pra todos, do iniciante ao expert da mochila.
O orçamento é o grande problema dos mochileiros. Nunca contamos com uma verba muito abundante (O que é um sonho... Dinheiro ilimitado pra viajar...). hehehehe  E essa é a maior diversão desse estilo de viagem. Fazer caber.
Grande parte do Budget vai para o transporte, pra passagem aérea principalmente. Você deve revirar a internet em busca dos melhores preços. E até mesmo com agentes de viagem (Apesar de normalmente serem mais caras), o que pode valer à pena, sim!
Entre os países e cidades existe sempre uma porção de possibilidades: Avião, Trem, Ônibus, Carro, Moto, Carona, Charrete, Camelo... (exagero).
Hospedagem: Normalmente Albergues, mas dependendo de quantas pessoas estão te acompanhado um Hotelzinho pode se tornar uma ótima opção. (Não estamos falando de Sheraton, Hilton e essas coisas granfinas... Já fiquei em muito hotelzinho por 10 euros). Casas de amigos e parentes (Se tiver essa sorte), Casa de Locais também é uma ótima (É muito legal ver o cotidiano de um lugar. Aprende-se muito) e o www.couchsurfing.org. (Queria ter tido essa ideia primeiro!)
Alimentação: Não sou o melhor pra falar nesse assunto. Só me permito gastar para apreciar um prato típico. Do contrario, é só o suficiente pra sobreviver. Heheheh É o famoso e patenteado “Modo Viagem”. McDonalds e Fast Foods são quase que as casas dos mochileiros, come-se beeem barato (principalmente nos Estados Unidos e Europa), mas meu radar para pechinchas já encontrou muitas macarronadas italianas de 3 euros, pizzas, comidas chinesas... que eram tesouros. Hehehee
Agora, o que não se pode economizar muito são as atrações proporcionadas pelas cidades. Não adianta dizer que não vai aos marcos históricos por que “é coisa de turistada”. Já dizia Fernando Pessoa: “tudo vale a pena se alma não é pequena”, então, dê uma conferida, suba na torre, entre no museu, aproveite, pois é uma oportunidade que pode ser única e que com certeza vai agregar mais do que o contrario. SÓ NÃO SEJA IGUAL A UM TURISTA JAPONÊS MALUCO!!! (Me desculpem, mas não consegui me controlar. Os caras são chatos pra cacete!!! Eles e suas câmeras melhores que a minha, vendo tudo só por trás da lente e lotando todos os lugares..AHHHH! Onde será que eles guardam tantas fotos?!?!). ^_^ Enjoy
Nos próximos serei mais especifico sobre os assuntos. Esse foi mais pra dar uma geral.
Até!

Debut

Como esse é primeiro Post da minha vida acho que não vai ficar tão bom quanto eu gostaria ou como vocês gostariam... Pra falar a verdade eu nem sei por que eu fiz esse blog heheheh. Talvez só para os amigos ou pra recordação mesmo, mas acho que principalmente por conta dos milhões de blogs de viagem que só falam besteiras. Eu tenho esse problema. Sou cabeça dura.
Partindo para o assunto para o qual eu destinei esse blog: Viagem!
Já fiz vários guias de viagem: pra mim, pra amigos... E acho que esse é o grande X da questão, Planejamento.
Você acorda um dia e pensa: Vou viajar! e começa a amadurecer a ideia. Aí se pergunta: Pra onde? Quando? Com quem? Quanto tempo? E Quanto vou gastar? Todas essas perguntas estão interligadas e dependendo do seu perfil tudo vai mudar de figura.
Sou Mochileiro e vou falar para mochileiros.
Na próxima postagem juro que melhoro. 
Até!