sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Mochila = Dúvida

Falemos daquele objeto que se destaca e dá nome ao mochileiro, a mochila.

Existem diversos tipos, cores, tamanhos, qualidades, mas a escolha é maior que isso.
A mochila a ser escolhida deve respeitar certos aspectos, já que ela vai ser sua melhor amiga pelo tempo que durar a viagem. E uma má escolha vai acarretar numa bela dor de cabeça. Ou coluna, melhor dizendo.
Busque saber o tipo de mochila que se adeque a sua viagem. Não seu usa uma cargueira de 90 litros para passar um final de semana na casa da sua avó. OK, exemplo estúpido, mas deu pra entender, não? Eu, particularmente, gosto de tamanhos médios, por volta dos 60 Litros. Cabe o suficiente pra ficar um bom tempo fora. E tenha sempre em mente: tudo o que você botar nela, é você que vai ter que carregar.
As atividades que fará na viagem também vão pesar muito (sem duplos sentidos), uma mochila de montanhismo é diferente de uma pra caminhada que, por sua vez, tem função diferente daquelas de viagem. Mas, como um bom mochileiro transita por todas essas atividades, eu aconselho a compra de uma Multipurpose.
Ergonomia. Esse fator não é somente para te apontar o jeito que se deve sentar, no seu trabalho. Ele é que vai dizer se a mochila e seu corpo se adaptam um ao outro. E já tem até mochilas feitas para o corpo feminino! 
As regulagens: dorsal, a barrigueira, as alças e as outras 500 milhões (de algumas marcas) dão firmeza e distribuem o peso, encaixando a mochila nas suas costas e evitando a foça desnecessária. O que ajuda muito se você vai andar por alguns quilômetros. A armação é outra coisa que transforma uma mochilinha de escola em uma Mochila com M maiúsculo. Heheheh Qualquer uma que se quer passar por uma cargueira tem.
Fitas de compressão laterais funcionam muito bem para diminuir o volume e mudar o centro de gravidade, mas os exageros (novamente de algumas marcas ou modelos mais esportivos) podem causar acidentes, prendendo-se nos piores lugares possíveis. Da mesma forma que os bolsos que podem derrubar aquele item mais caro daquela lojinha suíça... Te deixando sem dinheiro pra comer... (Exagero!! Sempre faço isso hhehehehe).
CAPA DE CHUVA!!!! Esse é um item de suma importância. Chuvas podem estragar um passeio, mas estragar um passeio e ainda ficar com as roupas todas molhadas é duplamente uma Merda.
Por ultimo, mas não menos importante, a qualidade da mochila é essencial já que, uma rasgada não vai carregar nada.
Com base nisso, você pode partir para o fator que é o maior limitador para o mochileiro brasileiro. O PREÇO!!! Uma mochila Top de linha pode custar até 1.000 Reais! É isso aí. Eu sei o que você está pensando: “hahaha ele ta achando que eu vou gastar 1.000 Reais numa mochila..!?!?!”. Certo que foi isso né?  Mas eu também não curto essa ideia. Se puder Compre no exterior (e isso vale para muitos, quase todos os equipamentos de viagem). Se não, junte um pouco mais por que você certamente vai usa-la de novo. E quando eu digo isso eu tenho certeza. Uma vez mochileiro, mochileiro para sempre.
Ou seja, Você vai quebrar a cabeça para achar o melhor custo beneficio!

Eu mesmo estou em busca de uma nova mochila nesse momento. Talvez uma deuter mesmo.











O sonho de consumo do viajante quebrado hehhehe (e dos não quebrados também!). Isso tudo porque cai na asneira de comprar uma mochila mais-ou-menos. Uma náutica! É isso ai. Tava barata na época... Já tinha viajado com uma de 20 anos de idade emprestada... Pra que? Ela ficava torta nas minhas costas e me arrebentou. Qualquer paradinha tinha que apoia-la numa mesa ou parede heheheh.  Mas já aprendi a lição e agora estou testando todas as possíveis candidatas. Experimentando e experimentando. Não posso te falar pra comprar essa ou aquela, mas, se possível, dê uma olhada nas marcas gringas, as brazucas tem deixado muito a desejar.




Uma grata surpresa foi a Curtlo, se destacando em meio às nacionais. Boa estrutura e ficou bem nas costas.


Agora é contigo, corra atrás e não vá direto naquela bonitinha. A qualidade e a tecnologia vão facilitar muito a sua vida e dificilmente vão te deixar com as roupas em sacos plásticos hehehehhe.



Bom, acho que é isso. Se me esqueci de alguma coisa vou completando com o tempo... Vamos agora em busca da mochila perfeita. Hehehhe ou... da melhor possível dentro dos limitadores (Money Money Money Money Moneeeey!). Boa noite e boa sorte.

Até!
Marcas mais comuns por aqui. (Nem todas muito boas!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário