quinta-feira, 22 de março de 2012

Relatos de Viagem – Mochilão América do Sul - 08/02/12


Podíamos dormir tranquilos, pois nosso tour era somente às 8:30. Não tão cedo quanto um dia normal de viagem, o qual você quer aproveitar até o último segundo.

Mas...  

Acordo às 4:00 da manhã e encontro Carol, minha namorada, passando mal. Não parava de vomitar. Coitada, estava desde às 3:00 assim... Tentei bota-la pra descansar, mas não tinha jeito, ela estava bem mal.

Às 7:40 ela foi tentar tomar banho. Pouco tempo depois volta ela chorando e, com muita dor na barriga, dizendo que não havia condição de irmos ao passeio.
Não tinha o que fazer... Avisei o grupo e saímos ao encontro do Yuri a fim de pegar o dinheiro de volta. Hahahahha Cancelamento no dia do passeio?!!? Piada, né....


Na volta comprei 3 garrafas de Sporade, um genérico do Gatorade, pra tentar reidratar Carol (A desidratação é uma das coisas mais perigosas nessa situação).


Assim que cheguei a vi desesperada. Um dos sonhos dela era ver Machu Picchu o que, no momento, parecia a coisa mais distante do mundo. Eu já tinha aceitado a ideia, não dava pra forçar uma barra naquelas condições, nem à base de remédios. E isso só a deixava mais triste.

Entramos em contato com seus pais, que também estavam viajando, sua tia que é médica e tudo que podia ser feito no momento era repousar e beber muito líquido. E finalmente ela pegou no sono. Aproveitei para pesquisar tudo o que podia sobre os sintomas e fui pouco a pouco descartando as doenças mais brabas... 

A resposta veio ao ler o folheto que havíamos recebido no aeroporto: Diarreia do Viajante (A diarreia é o principal problema de saúde durante viagens, afetando de 10 a 50% dos viajantes. O termo diarreia dos viajantes define um grupo de doenças que é resultante da ingestão de água e alimentos contaminados por agentes infecciosos e que tem a diarreia como manifestação principal. Em geral a diarreia dos viajantes tem duração de dois a três dias, mas pode causar desconforto e impedir a realização de atividades importantes. Pode ainda evoluir com complicações como a desidratação, o que é mais comum em crianças pequenas, idosos e portadores de doenças crônicas.).

Saí para comprar mais Sporade e tentar cancelar a passagem na própria Peru Rail, o que, novamente, não foi possível.

Quando voltei, Carol já estava bem melhor e me disse que tinha que ir de qualquer jeito a Machu Picchu. Praticamente me obrigou a ir falar com o Yuri sobre haver outro meio de se chegar a Ollamtaytambo. E havia, de Taxi.

Antes mesmo de terminar de dar as noticias, ela já estava arrumando a mochila, jogando tudo de qualquer jeito... Nem parecia mais doente.

Pegamos o taxi, que mais parecia uma van de lotação, era compartido. Foi até uma Chola na mala!! O percurso duraria uma hora e meia e às 5:00 da tarde estávamos lá. Esperando para pegar o tem até Aguas Calientes.



Almoçamos e antes de partirmos compramos dois trekking poles, aqueles bastões de caminhada, pela bagatela de 40 soles, menos de 30 reais. Ótima compra!!!!



Quando chega o trem, a cidadezinha pacata vira o caos. Para entrar no vagão eram filas gigantes e só conseguimos reencontrar nosso grupo uns 10 minutos depois da partida. Pronto, estávamos indo para Machu Picchu.


Nosso Albergue em Aguas Calientes era logo ao atravessar a ponte.

Segundo nosso guia, Elvis (Primeiro James Bond, agora, Elvis?!?!), devíamos comprar comida e água para o dia seguinte, mas tudo devia caber na mochila já que é proibido o consumo na Cidade Perdida. Foi ai que se iniciou o reinado do Atum enlatado!!! O que de fato foi uma benção para nossa economia. (Levar, pelo menos, uma garrafa de 2 litros por pessoa!!! Principalmente se você for subir Wayna Picchu.).

Providenciado o rango do dia seguinte, tínhamos que comer e conhecer Aguas Calientes no pouco tempo que nos restava. Muito simpática a cidadezinha. Gostaria de ter ficado um pouco mais, mas.... Comemos pizza. Lá em cima, pois quanto mais perto mais cara ela é. Hehehehe. E conhecemos a praça. Bem legal!





Fomos dormir animados com o dia seguinte. Acordar às 4:30 para pegar um ônibus nunca pareceu tão bom... Afinal, iriamos para Machu Picchu!!!!!

Até!

2 comentários:

  1. Emocionante! Agora que já passou, mas a Carol ficou bem mal. Guerreira está mochileira!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Acabei de encontrar seu blog... Vou usar umas dicas suas... Obrigada por compartilhar...
    www.expedicaoandandoporai.com

    ResponderExcluir